familia facebook pixel

5 motivos para NÃO mudar de país ainda!

Eu sei que muita gente visita o blog querendo dicas para se jogar rumo ao exterior como eu fiz. A maioria quer saber por onde começar. O que esperar durante a adaptação. Quer saber como lidar com a saudade. Eu sempre respondo. Mas hoje decidi fazer diferente. Decidi falar sobre os 5 motivos para NÃO mudar de país ainda. Acredite: esse texto vai te ajudar a pensar se está – ou não – na hora de fazer as malas. Ou de enfiar a vida num container. Como eu fiz em 2015.

mudar de país

mudar de país

5 motivos para NÃO mudar de país ainda!

Motivo número 1 – Você ainda não foi atrás de documentação para entrar legalmente no país!

Se você ainda  não consultou um advogado de imigração, não tem ideia de como entrar legalmente no país em que quer morar não adianta pensar no restante. Nem vá atrás de outras informações. Essa deve ser sua primeira – e maior – preocupação. Mas nada de pânico! Existem milhares de tipos de vistos e, com certeza, um profissional vai te ajudar a encontrar o que é melhor pra você.

Motivo número 2 – Você ainda não sabe o que vai fazer para ganhar dinheiro no novo país!

Se você – como a maioria das pessoas – pretende ganhar a vida no novo país mas ainda não sabe o que fazer por lá é melhor pensar antes de se mudar.  Por mais oportunidades que um país ofereça você precisa pesquisar o mercado. Ver se seu diploma precisa ser revalidado no novo país. Ver se existe demanda para o que você quer fazer. Conheço gente que mudou sem reserva nenhuma e quebrou em um ano!

Motivo número 3 – Você ainda não tem uma reserva financeira para segurar as pontas no início!

Como eu disse acima, começar uma nova vida num lugar diferente não é tão fácil quanto parece. Nem tudo dá certo no início. E você precisa estar preparado para isso! E quando eu digo preparado estou falando de preparo emocional e financeiro. Sim, o ideal é que você só mude de país com uma reserva financeira que te permita dormir em paz nos primeiros meses. Nesse período você vai precisar prospectar e um dinheiro guardado vai te ajudar a não desesperar!

Motivo número 4 – Você não está preparado para dar alguns passos para trás!

Sim, mudar de país, às vezes, significa dar dois passos para trás para depois dar cinco pra frente! E eu não estou falando apenas de trabalho. Estou falando da vida em si. Você vai ter que começar de novo em tudo. Vai ter que começar a fazer amigos do zero. Vai ter que descobrir onde passear, onde comer, o que comprar. Como se você fosse adolescente de novo. Topa?

Motivo número 5 – Você não tem certeza do que quer!

Só decida pela mudança se você tem a certeza de que quer mesmo começar de novo. Como eu insisto em dizer não é fácil. Não é pra todo mundo. Já vi famílias falirem. Casais se separarem. Amigas que não seguraram a onda mudança e voltaram em seis meses. Ou seja. Você tem que querer muito a nova vida. Tem que encarar sua saudade e estar disposto a lidar com ela. Tem que ter humildade para recomeçar. Se você não tiver nada disso, melhor deixar pra depois.

 

x

Família Muda Tudo!

Assine o Blog da Família Muda Tudo!

*